Há 28 anos Movimento “Diretas Já” teve início em Curitiba

Siga o blog no twitter e no facebook

Há exatos 28 anos, 50 mil pessoas se reuniram na Boca Maldita em Curitiba e participaram de um comício que daria início à onda de manifestações das ”Diretas Já”. Nos dias que precederam aquele 12 de janeiro de 1984, o então prefeito Maurício Fruet foi um dos principais articuladores do movimento na capital paranaense, que acabaria se replicando em outras metrópoles brasileiras, dando início ao processo de derrubada do regime militar (1964-1985). “É fundamental que todas as gerações, inclusive as que não participaram do movimento, tenham conhecimento da luta que foi travada no Brasil para que todos tenham hoje direito ao voto. A democracia deve ser exercida e comemorada sempre. É uma grande conquista”, afirma Gustavo Fruet.

O comício em Curitiba foi um grande sucesso. Até a chuva que insistia em cair nos dias anteriores deu uma trégua. De tão entusiasmado, Maurício Fruet acabou engolindo uma borboleta durante o discurso. Mas nem isso o perturbou. Pelo contrário: “Deve ser praga do Maluf (Paulo). Melhor engolir uma borboleta do que o colégio eleitoral”, reagiu com bom humor o então prefeito.

Treze dias após o comício de Curitiba, ocorreu a manifestação da Praça da Sé, em São Paulo, que reuniu de 200 mil a 300 mil pessoas. O último grande comício se realizou no dia 16 de abril, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, com quase 1,5 milhão de pessoas.

A tentativa de eleger um representante político por meio do voto direto ocorreu pela primeira vez em 1983. Na ocasião, o deputado Dante de Oliveira (PMDB) apresentou Emenda Constitucional para tal finalidade.

Em abril de 1984, o PMDB lançou oficialmente a campanha nacional de apoio à emenda, com o slogan “Diretas Já”. Porém a proposta de Oliveira foi rejeitada por não conseguir os dois terços mínimos necessários de votos para ser aprovada no Congresso Nacional.

Com a rejeição da emenda, o país realizou em 1984 sua última eleição indireta para presidente da República. O PMDB indicou Tancredo Neves e o PDS lançou Paulo Maluf. Tancredo venceu a disputa, mas foi internado um dia antes da posse, em 14 de março de 1985 e morreu no 21 de abril. Quem assumiu o mandato foi o vice, José Sarney.

Vista da Boca Maldita, no dia do comício: descrição do número de participantes varia de 10 mil a 60 mil, dependendo do relato (Gazeta do Povo)

A primeira eleição direta só ocorreria em 1989, quando Fernando Collor foi eleito primeiro presidente através do voto popular após 21 anos de regime militar.

Siga o blog no twitter e no facebook

Fonte: Site do Gutavo Fruet.

Etiquetado , , , , , , , ,

Não serão publicados comentários ofensivos, preconceituosos, que utilizem palavrões, escritos exclusivamente em letras maiúsculas e muito menos comentários anônimos. A moderação não é feita na hora.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: