Blog é uma opção para os profissionais da área de comunicação

Do blog da Profª Maria Paula, coordenadora do curso de Comunicação Social do Centro Universitário FAE

Versatilidade é chave para ingressar (e permanecer) no novo cenário do mercado de trabalho.


É impossível hoje não ter consciência da diversidade, da presença de minorias e, conseqüentemente, da existência de múltiplas culturas, da mudança nas relações de trabalho que afeta os jovens em suas expectativas profissionais.
O contexto da pós-modernidade e o fenômeno da globalização perfazem o grande pano de fundo sobre o qual se desenvolvem os modos de pensar e articular a ciência, a cultura e a vida social, compondo um cenário essencialmente informacional, no qual as ciências perderam seu caráter dogmático e passaram a ser vistas como tecnologia intelectual. A globalização e as inovações tecnológicas resultaram, simplesmente, em uma nova maneira de estar no mundo e no estabelecimento de novos valores, mudando a cultura.
A preocupação da coordenação dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Relações Públicas é, ao lado da excelente formação teórica ministrada pelos docentes pertencentes ao quadro da instituição, trazer também profissionais atuantes no mercado de trabalho, principalmente aqueles atuantes nas novas tecnologias, para propiciar ao aluno ingresso no mercado de trabalho com um instrumental suficiente para o seu desenvolvimento profissional.
Assim, entrevistamos Luciana Muniz, profissional de webdesign, blogueira com trabalhos customizados, com recursos em flash, e que viu no blog a oportunidade de compartilhar interesses. Reuniu as artes gráficas, o webdesign e o design de produto e logo encontrou seus leitores.
Maria Paula: Como você começou a trabalhar nesta área?
Luciana Muniz: Nunca imaginei trabalhar com internet. Trabalhava desenhando móveis para projetos de interiores e luminárias. Vinha da faculdade de design e arte e já tinha experimentado outros segmentos do design, como a joalheria. Um dia recebi o convite para montar um blog no Meia Fina, canal feminino do Portal POP da GVT. Não era ligada em blogs. Mas estava super interessada no desenho, especialmente na arte digital, além do meu trabalho, é claro. Pesquisava muito os artistas da ilustração digital, tentando entender aquelas soluções gráficas que chegam a misturar desenho à mão com recursos do Photoshop, Ilustrator ou outro programa de computação gráfica. Assim, cheguei ao blog, e é fato que estes estão crescendo em número e especializações e já são mídia, trabalham com a informação, formam opinião, servem à publicidade, ao entretenimento e podem ser ótimos currículos.
MP: O que o blog representa hoje para os potenciais consumidores?
LM: Um blog não é somente uma página pessoal na web, é também comunicação, informação, publicidade, entretenimento e pode ser tão importante quanto um currículo no momento de uma contratação, principalmente para quem é da comunicação. Esses dias mesmo, eu li uma matéria que dizia que algumas agências de comunicação analisam os blogs dos estagiários, antes de contratá-los, para avaliar como o candidato escreve, como desenvolve uma idéia ou como reage a uma crítica, pelas respostas aos comentários. Incrível, não é? Mas um blog pode mesmo dizer muito a respeito do seu interlocutor, pois representa sempre uma sensibilidade, uma forma de ver o mundo.A audiência dos blogs é boa e significativa para estratégias de marketing de muitas marcas. É bem comum encontrar anúncios publicitários em blogs. Aliás, é possível comprar em blogs, ouvir músicas, conhecer produtos, saber de lançamentos, tendências de moda e tantas outras coisas. É possível se divertir, trocar impressões, desenvolver habilidades, falar sobre literatura, cinema ou política. A esfera dos blogs é um ambiente bem democrático.
MP: Curitiba é um mercado promissor para este tipo de atuação profissional?
LM: Não é fundamental que um blog esteja em um portal da cidade do blogueiro. Curitiba é ainda um pequeno centro, mas tanto o dentroaforaquanto vários outros blogs estão dando certo, já se tornaram referência. Eu mesma, depois de alguns meses de blog, tenho tido oportunidades de trabalhar com agências de publicidade, fazer layout de portal, e vários outros trabalhos. O problema que vejo nesta área é que alguns blogs são mal escritos ou inconvenientes, pois não é preciso ser formado em comunicação para publicar matérias na web, e nem todos tem preparo para esta atividade.
MP: Falando sobre formação profissional, o que você considera fundamental que um jovem estudante da área de comunicação aprenda durante seu curso?
LM: Além de aprender as disciplinas do curso, pois todas são planejadas para formar um bom profissional, é importante manter-se atualizado. Para isso existem as pós-graduações, interessantes não só para quem ainda não conseguiu o primeiro emprego e não quer deixar de estudar, mas para o desenvolvimento da carreira. Agora, cultura é fundamental. Ler livros, jornais e revistas, ouvir música, viajar, conversar, ter um número grande de interesses com certeza ajudará a formar um profissional versátil.
Etiquetado , , , , ,

Não serão publicados comentários ofensivos, preconceituosos, que utilizem palavrões, escritos exclusivamente em letras maiúsculas e muito menos comentários anônimos. A moderação não é feita na hora.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: