Governo da Presidenta Dilma pagará 80% do metrô curitibano. Tucanos curitibocas cortam os pulsos.

Ao lado, a foto do que de mais concreto as administrações municipais fizeram pelo metrô, prometido há mais de 15 anos por Taniguchi, Beto Richa e Luciano Ducci et corja: só o projeto e análise do solo. Para realmente botar a coisa para funcionar, hoje, 13 de outubro, a presidenta Dilma vem a Curitiba para anunciar investimentos superiores a R$1,7 bilhão na capital paranaense. Ou seja, foi necessário os programas de mobilidade urbana do governo federal para que realmente (e finalmente) saísse do papel. Ah, e com a ajudinha da ministra chefe da Casa Cívil, Gleisi Hoffmann, porque se dependesse dos nosso administradores municipais, ainda iríamos escutar a ladainha do metrô em 2012, 2016, 2020, 2024…
Os curititibocas que acham que o governo federal não faz nada por Curitiba, deveriam dar uma olhada na reportagem do portal Bem Paraná. A verdade é que nos últimos anos a maioria das grandes obras da prefeitura tiveram financiamento adivinhem de quem? Dos governos do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff.
Ah, não poderia esquecer: Boa parte dos recursos vem do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que boa parte dos dementes demo-tucanos insistem em dizer que não existe, e quando dizem que não existe, falam que é eleitoreiro e que só prestigia aliados. E agora, cortam os pulsos?>
Governo federal vai entrar com 80% dos custos da implantação do metrô curitibano que será anunciado hoje
A presidenta Dilma Rousseff estará em Curitiba hoje para anunciar os investimentos do governo federal na construção do metrô da cidade, que vai ligar a região sul ao centro. O repasse do governo federal na construção do metrô deve ser de R$ 1,75 bilhão, sendo R$ 1 bilhão a fundo perdido do Orçamento Geral da União (OGU) e cerca de R$ 700 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No total, quase 80% do valor total da obra. Além deste montante, o projeto do metrô ainda prevê investimentos de R$ 300 milhões do governo do Estado e a metade, R$ 150 milhões, da prefeitura de Curitiba.
A construção do metrô é apenas mais uma das obras e melhorias que são feitas na Capital devido ao repasse de verbas de outras esferas administrativas. Com um orçamento de R$ 4,66 bilhões para o ano de 2011, a Capital tem dependido de repasses dos outros governos para conseguir realizar desde grandes até pequenas obras na cidade.
Dados do Portal da Transparência do governo federal revelam que de janeiro a setembro de 2011 a presidente Dilma repassou R$ 678.016.418,59 para a capital. Já o governo estadual encaminhou R$ 545.704.322,29 para Curitiba, segundo o site Gestão do Dinheiro Público. Juntos, os valores dos dois representam quase 30% do orçamento total da cidade.
Dentre os repasses do governo federal estão verbas para diversos programas como Bolsa Família e Pro Jovem Adolescente, assim como para as mais diversas áreas — saúde, educação, cultura, agricultura, urbanismo, habitação, direitos da cidadania, segurança pública, desporto e lazer, comércio e serviços, indústria, encargos especiais, ciência e tecnologia, organização agrária.
Esse valor ainda não inclui grandes projetos como o PAC da Copa, em que R$ 222 milhões serão investidos em obras de mobilidade urbana para a Copa 2014. Dentre as obras estão corredor Aeroporto/Rodoferroviária (Avenida das Torres); requalificação da Estação Rodoferroviária e seus acessos; corredor da Avenida Cândido de Abreu; extensão da Linha Verde Sul; requalificação do corredor da avenida Marechal Floriano Peixoto; Sistema Integrado de Mobilidade (uma rede inteligente de organização de trânsito) e a reforma e ampliação do Terminal Santa Cândida.
Outro grande montante repassado pelo governo federal foi referente à restauração e manutenção rodoviária, liberado em sete lotes, no valor parcial ainda de R$ 757,6 milhões. Dentre essas obras estão o Contorno Sul de Curitiba, com R$ 120 milhões, por exemplo.
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