Todo regime socialista é autoritário?

Quarta e última parte da entrevista do professor de economia da UFPR, Claus Germer, concedido ao jornalista Rogério Galindo, do blog Caixa Zero/Gazeta do Povo.

Todo regime socialista é autoritário?

Claus Germer: Muitas das tentativas de comunismo (ou mesmo socialismo) que o mundo viveu até hoje acabaram degenerando em regimes totalitários. Há teóricos que dizem que o capitalismo é o único sistema possível numa democracia. Existem exemplos em contrário? Em teoria, um mundo sem capitalismo pode ser democrático (multiplicidade de partidos, eleições periódicas, etc)?

Capitalismo e democracria não andam juntos. A democracia é um regime político, o capitalismo é um sistema econômico. A democracia começou na Grécia, que era uma sociedade escravista. O capitalismo moderno desenvolveu-se, em grande parte, com base na escravidão negra e no saqueio dos recursos naturais e no massacre de populações do Terceiro Mundo.

O sufrágio universal e o direito à sindicalização começaram a difundir-se apenas no século 20, com muita lentidão e muitas restrições. A seleção e difusão da informação é monopólio de pequeno número de grupos privados, que controlam a opinião pública.

Os países capitalistas centrais, que se vangloriam da sua democracia, semearam e apoiaram ditaduras sanguinárias pelo mundo afora.

Se definimos a democracia verdadeira como ‘governo do povo’, ela é impossível no capitalismo pelo mesmo motivo pelo qual a justiça social é impossível: em um sistema baseado na exploração do homem pelo homem, explorados e exploradores não podem ter direitos políticos iguais, pois caso tivessem, os explorados, que constituem a imensa maioria da população, deporiam os exploradores.

A verdadeira democracia só será possível quando as condições de vida forem iguais para todos, e o fundamento da igualdade é a propriedade social dos meios de produção e a abolição da exploração do homem pelo homem.

Os rótulos com que se designa os regimes políticos dos diversos países são enganosos, porque são uma arma da luta política. Para os capitalistas, qualquer país socialista é considerado totalitário, porque nestes países a exploração do homem pelo homem, que é a fonte da riqueza capitalista, não é permitida, ou seja, porque as práticas capitalistas são ilegais, do mesmo modo que a escravidão, aceita legalmente até menos de 200 anos atrás, hoje é ilegal.

Isto obviamente desagrada aos capitalistas. Para os socialistas, ao contrário, os países capitalistas é que são considerados totalitários, porque nestes países a lei protege a exploração do homem pelo homem e reprime duramente a luta dos trabalhadores pelos seus direitos e pelo socialismo.

Retirado de:
http://outrosoutubrosvirao.wordpress.com/2010/08/10/entrevista-com-claus-germer-capitalismo-e-justica-social/
http://www.gazetadopovo.com.br/blog/caixazero/?id=1033990
http://www.gazetadopovo.com.br/blog/caixazero/?id=1032558

Etiquetado , , ,

Não serão publicados comentários ofensivos, preconceituosos, que utilizem palavrões, escritos exclusivamente em letras maiúsculas e muito menos comentários anônimos. A moderação não é feita na hora.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: