O capitalismo pode trazer justiça social a um país ou a uma sociedade?

O blog reproduz a primeira das quatro partes de uma da entrevista do professor Claus Germer, do Departamento de Economia da UFPR, concedida para o jornalista Rogerio Waldrigues Galindo do blog Caixa Zero, do jornal Gazeta do Povo

O capitalismo pode trazer justiça social a um país ou a uma sociedade?

Claus Germer: Depende de como se define justiça social. Provavelmente a melhor definição de justiça social é igualdade de condições de vida digna para todos. Com base nesta definição é fácil demonstrar que não pode haver justiça social no capitalismo, por ser uma sociedade baseada na exploração do trabalho dos assalariados pelos capitalistas ou empregadores. A teoria econômica demonstrou, já há cerca de duzentos anos, que o salário paga apenas uma parte do trabalho prestado pelo trabalhador, a outra parte o trabalhador presta gratuitamente, e o valor que o seu trabalho cria nesta parte constitui a fonte do lucro do empregador. As empresas mais significativas de todos os setores empregam atualmente milhares de trabalhadores cada uma, e se apropriam portanto de um grande volume de trabalho gratuito. É isto que se denomina exploração do homem pelo homem. Numa sociedade baseada na exploração de uns por outros não se pode falar em justiça social. A história de pelo menos três séculos do capitalismo mostra que ele produz desigualdade e injustiça social em escala cada vez maior. Atualmente cerca de três quartos da população mundial vivem em condições extremamente precárias, representadas por uma combinação de desemprego ou subemprego, subnutrição, analfabetismo, guerra, falta de moradias, falta de saneamento, precária assistência à saúde, falta de acesso à cultura, etc.

Etiquetado , , , ,

Não serão publicados comentários ofensivos, preconceituosos, que utilizem palavrões, escritos exclusivamente em letras maiúsculas e muito menos comentários anônimos. A moderação não é feita na hora.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: